Dentifrcio da FOB/USP finalista em prmio da revista SADE!
Jornalista responsvel: Marianne Ramalho, Mtb. 15.744/fones: (14) 3235-8385 ou (14) 8143-4517.
23 de novembro de 2009

O trabalho de pesquisa “Dentifrício líquido de baixa concentração de flúor e pH ácido” desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) é um dos três finalistas na categoria Saúde da Criança do “IV Prêmio SAÚDE!”
O prêmio é uma iniciativa da revista SAÚDE! e da Editora Abril e é considerado um dos mais importantes no setor e ressalta para a população brasileira a importância dos profissionais de saúde que atuam nos mais diversos campos, muitas vezes em equipes multidisciplinares, realizando pesquisas clínicas e campanhas de prevenção, mesclando ciência e audácia.
O trabalho foi desenvolvido no período de 2005 a 2008, dentro do Programa de Doutorado em Biologia Oral pelo aluno Fabiano Vieira Vilhena, sob orientação da professora titular Marília Afonso Rabelo Buzalaf, chefe do Departamento de Ciências Biológicas da FOB e com a participação de Alberto Carlos Botazzo Delbem, professor associado de Odontopediatria da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba.
O produto foi desenvolvido com baixa concentração de flúor (500 ppm – a metade do convencional), visando evitar a fluorose dentária em crianças. Para preservar a sua eficácia contra cáries, o produto tem pH acidulado e reduzido para 4,5 (o pH normal é de 7) e consistência de um gel fluido, características que promovem aumento da incorporação de flúor na placa dentária e melhoram a sua reatividade com o esmalte, que ficou comprovado em um estudo clínico realizado com 1.400 crianças durante 20 meses.
A professora Marília ressalta que “ainda como uma medida para reduzir a quantidade de creme dental utilizado, nós deixamos a fórmula na forma de um gel fluido, que é aplicado na escova como uma gota, ao mesmo tempo reduzindo a quantidade utilizada na escova e facilitando a padronização desta quantidade”.
Este produto inovador poderá beneficiar diretamente crianças na faixa etária de 0 a 7 anos, e considerando-se que por possuir a mesma eficácia que o dentifrício convencional pode ser usado por toda a família.
O dentifrício foi patenteado pela Agência USP de Inovação e foi o vencedor, no final de 2008, da Olimpíada USP de Inovação na categoria Saúde e também na categoria Geral. Agora a Agência USP está negociando a transferência de tecnologia para colocar o produto no mercado.
Profissionais de saúde e leigos podem votar neste trabalho de pesquisa acessando o site: www.premiosaude.com.br e entrar na área de “Saúde da Criança”.
Os trabalhos vencedores serão conhecidos durante cerimônia de premiação a ser realizada no dia 24 de novembro, às 19h, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
fonte: http://www.fob.usp.br/noticias/revista_saude.htm
|
|